Curiosidade: Qual a diferença entre a embalagem de caixinha longa vida e as outras?
O consumidor na maioria das vezes não se atenta às embalagens, porém esse é um fator muito importante e deve ser levado em consideração na hora de escolher um produto.
A tecnologia asséptica é a responsável por manter os alimentos seguros, frescos e o sabor original por pelo menos seis meses sem refrigeração ou conservantes. Além de prática, esse tipo de embalagem garante que o alimento preserve a cor, textura, sabor e valor nutricional.
A embalagem longa vida, utilizada para envasar o leite, é um bom exemplo de solução asséptica. Com o objetivo de proteger o conteúdo, essa embalagem é composta por várias camadas de materiais que criam uma barreira impedindo a entrada de luz, ar, água e micro-organismos.
A proteção contra luz é fundamental, pois evita a destruição de importantes vitaminas dos alimentos (Vitamina C e Vitamina B), principalmente no caso de leite e sucos. Já o oxigênio, presente no ar, poderia produzir nos alimentos uma reação de oxidação e causar uma redução das suas qualidades.
Outro ponto interessante e que devemos levar em conta é que as embalagens longa vida são recicláveis. Após a coleta, o material segue normalmente para as cooperativas nos bairros, onde são separadas do restante do material e comercializadas para fábricas recicladoras.
Agora quando for às compras fiquem atentos nos tipos de embalagem dos alimentos que irá consumir. Anotem as dicas e compartilhem com os amigos!
Fonte: http://www.nutricaopraticaesaudavel.com.br